quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Regras de Sala de Aula

Todos sabemos a importância das regras de sala. Nos tempos de hoje não chegam as recomendações dos primeiros dias.
Adoptamos por pendurá-las na parede.
Ter em atenção:
  • Um número reduzido de regras
  • Incidir nas mais relevantes
  • Evitar frases na negativa
  • Recorrer a imagens para o 1º ano
  • Relembrar todas as semanas (nalgumas turmas... todos os dias :) )
  • Reformular sempre que necessário
  • Em anos mais avançados, elaborar com os alunos

Encontramos um exemplo no blog "As TIC no 1º ciclo do Ensino Básico" que poderão se basear, ainda que em frases como "Não interromper os outros" podemos escrever "Esperar a minha vez para falar". A forma negativa das frases é tida como uma proibição, tornando-se menos apelativas.

3 comentários:

Andreia disse...

Olá!

Encontrei hoje este blog por acaso e não é que vejo nele referência ao meu!

Vou pôr um link deste blog no meu, é muito interessante e tem muitas sugestões.

Obrigada pela partilha, continue!

Mafalda disse...

Olá.
Desde já agradeço a visita e por colocar o link deste blog no seu.
Desta forma, e porque apenas havia feito referência "As TIC no 1º ciclo do Ensino Básico", também colocarei com agrado um link directo nos destaques dos Blogs.

Volte sempre!

Anónimo disse...

Já agora agradeço este site, deu-me muito jeito só uma coisa é que acho que nao se adquira no que falao resto

Acho que o resto está tudo muito bom.
Se isto fosse um trabalho e eu fosse professora dava um muito bom(99,9%)!!!!!!!!
Parabéns, continuem!!!!!!!!!!!!!!!!